🌱ERVAS DO YULE: CARDO SANTO, FOLHAS DE EUCALIPTUS, CEDRO E LOURO - COMO USAR TERAPEUTICAMENTE?🌳

🌱ERVAS DO YULE: CARDO SANTO, FOLHAS DE EUCALIPTUS, CEDRO E LOURO - COMO USAR TERAPEUTICAMENTE?🌳

Por MysticBox - Uma Experiência Mística      08/06/2017 12:40:05    
​​

🌙 Olá, Seres das Estrelas❗ ✨

Neste post escreveremos sobre como usar terapeuticamente as ervas que os assinantes receberam em sua caixa de Yule, em junho. São ervas destinadas ao ritual de Yule, porém há usos terapeuticos importantes a serem comentados sobre elas e como prepará-las.

São elas:

CEDRO 🌳

- CARDO SANTO 🌷

- FOLHAS DE EUCALIPTO 🌿

- LOURO 🌱


CARDO SANTO:
 

 

Esta plantinha, que provavelmente a maioria já deve ter visto no fundo de casa ou em algum outro local como terrenos baldios etc, é usada principalmente para o tratamento de febres, coqueluche, asma, bronquites e febres estomacais, anorexia, ansiedade, contraceptiva, depressão e hemorragias.

Muito utilizada em tempos antigos para curar pestes da época, o cardo santo é uma planta da Europa Mediterrânica que cresce em Portugal e nas regiões de Trás-os-Montes e Alto Alentejo. É uma planta baixa, possui folhas compridas, verdes e é cheia de espinhos. Entre os meses de abril a junho, surgem as flores do cardo santo, na cor amarela. Possuem um cheiro suave e agradável. A planta veio para no Brasil através da Índia com a intenção de curar as enxaquecas do imperador Frederico III da Alemanha. É também conhecida como cardo-benedito e cardo-bento, e é pertencente à família Asteraceae.

Como utilizar:

O sabor do cardo santo é bastante amargo, não sendo muito prazeroso. Algumas dicas como, adicionar mel ou açúcar no preparo do chá de cardo santo, são uma ótima sugestão.

Outro método muito utilizado para a ingestão dos benefícios do cardo santo, mascarando o sabor amargo, é colocar alguns chumaços da planta seca dentro de uma garrafa escura de vinho seco e deixando por cerca de 5 dias, em um quarto escuro. Beber um cálice antes das refeições.

A erva pode ser utilizada de forma externa para aplicar em úlceras infeccionadas e feridas. Basta ferver a erva em água e aplicar em temperatura morna na pele danificada.

Receita: Chá de Cardo Santo
✿ 2 colheres de sopa de folhas e flores secas e picadas de cardo santo;
 
✿ 500 ml de água;
 
✿ Mel a gosto.

Coloque os 500ml de água em uma panela e acrescente as 2 colheres de sopa da erva cardo santo. Deixe ferver por cerca de dois minutos. Desligue o fogo e espere amornar. Acrescente mel a gosto. O chá deve ser consumido uma vez por dia, preferencialmente após o almoço ou jantar.


CEDRO:
 
​​
 
Mesmo se tratando das substâncias naturais, sobretudo as plantas, os pacientes que recorrem aos seus princípios curativos para auxiliar no tratamento ou cura de alguma doença, a precaução deve ser companhia constante.

Dependendo da espécie ou da forma com que o organismo reaja, elas podem trazer consequências para a saúde. Por isso, a fim de evitar maiores complicações, o médico deve ser consultado. Essa é a precaução que se deve tomar com todas as plantas, incluindo o cedro do Líbano. A espécie tem poder relevante para a medicina natural, sobretudo no tratamento de algumas doenças em específico.

Para uso medicinal, a parte da planta utilizada é a casca do tronco, sementes e flores.

Propriedades medicinais:

O Cedro do Líbano tem poder adstringente, antiespasmódico, aperiente, febrífugo, inapetência, tônico e vermífugo. Devido a isso, ele pode ser aplicado no processo de tratamento e cura de várias doenças, a exemplo de diarreia, disenteria, doença venérea, espasmo, febre, ferida, infecção em machucado, orquite, úlcera e vermes.

Decocção da Casca de Cedro:🍵
Colocar em um recipiente que não seja de alumínio, 1 colher da planta lavada picada, acrescentar 1 xícara de água fria, tampar, lavar ao fogo e deixar ferver de 5 a 15 minutos. Depois de fervido deixar descansar mais 15 minutos tampado. Coar e tomar ainda morno uma vez ao dia.

FOLHAS DE EUCALIPTO:
 

O eucalipto é muito conhecido pelo Brasil por ser uma planta que tem ótimas propriedades para o tratamento de doenças nas vias respiratórias, tais como a sinusite, rinite, tosse, asma e bronquite. O óleo essencial dessa planta é usado para tratar a dor ciática, que percorre todo o nervo ciático causando dores agonizantes. Basta massagear, gentilmente, as áreas danificadas com o óleo. Além do uso medicinal, o eucalipto também serve de matéria prima para desinfetantes e antissépticos, pois possuem essas propriedades na sua composição.

Receita do chá de eucalipto:
Misture uma colher de sopa das folhas picadas do eucalipto em uma xícara de água fervente. Tampe e deixe que a bebida descanse até amornar. Coe e beba em seguida. Quem quiser pode adicionar gotas de limão ou mel ao chá. Beba três xícaras ao longo do dia. Contraindicações: Mulheres grávidas ou lactantes não devem tomar o chá de eucalipto, assim como as crianças menores de dois anos também não. Associar o eucalipto com sedativos, anestésicos ou analgésicos é bastante perigoso, portanto o melhor a se fazer é perguntar ao seu médico se pode tomar o chá para tratar de seu problema antes de se automedicar.


LOURO:
 

A folha de louro é muito conhecida e disseminada no Brasil por duas características: suas propriedades medicinais e seu aroma único que a torna ingrediente de diversas receitas culinárias. Na Grécia antiga as folhas de louro tinham ainda outra finalidade, elas eram utilizadas para confeccionar coroas que seriam entregues aos atletas campeões de provas olímpicas e aos reis de Roma na época de César. Por estas razões ela tornou-se símbolo de vitória e conquista, a ponto de se dizer que alguém é “laureado” quando faz algo excelente ou alcança um objetivo.

Propriedades medicinais do Louro:

Os principais nutrientes da folha de louro são potássio, fibras, hidrato de carbono, vitaminas B6 e C, magnésio e ácido fólico, entre muitos outros. Com propriedades anti-inflamatórias, antirreumáticas, diuréticas, digestivas, hepáticas, expectorantes e estimulantes, a folha de louro é uma excelente opção para quem sofre de problemas digestivos como gastrite, úlcera, gases e inflamações no fígado. Serve ainda para aliviar cólicas menstruais, pois regula o fluxo e o ciclo menstrual, dores de cabeça, reumatismo, infecções de ouvido e na pele. Suas propriedades expectorantes a tornam remédios poderosos contra gripes e resfriados, pois limpam as vias respiratórias. Também é uma planta relaxante, reduzindo o estresse e a ansiedade.

Quando o organismo recebe folhas de louro regularmente, os rins também trabalham melhor, eliminando assim o líquido acumulado em excesso no corpo. Desta forma, a pessoa perde a sensação de que está “inchada”, e consequentemente emagrece com mais facilidade. Dores musculares e articulares – principalmente as causadas por reumatismo e artrite – são aliviadas de maneira progressiva, até que cessem totalmente.

Receita do chá de Louro:🍵
Para preparar o chá, basta colocar algumas folhas de louro numa chaleira ao fogo com água fervente. Deixe ferver por 5 minutos, então desligue o fogo e deixe descansar por 10 minutos. Adoce a gosto e beba a quantidade de uma xícara 3 ou 4 vezes por dia.

Caso deseje utilizar as folhas também na culinária, é uma ótima opção para alimentos pesados, como feijoada. Basta incluir algumas folhinhas enquanto o alimento estiver ao fogo sendo preparado. Dessa forma, o alimento tido como pesado cairá mais leve no estômago, já que a folha de louro auxilia a digestão.


Espero que essas dicas os ajudem a manipular essas ervas 🍃 caso não tenham a intenção de usá-las apenas para fim ritualístico. E na dúvida, sempre consulte seu médico😷.

Blessed Be💕

Comente

2016 Copy - MysticBox - Todos os Direitos Reservados

Plataforma para clubes: Plataforma para Clube de Assinaturas